Apresentação

Profuncionário - MEC
O Profuncionário é um curso de educação a distância, de nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica. O programa teve início em 2005, como projeto-piloto, em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Piauí, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Houve ampliação no número de vagas nesses estados, exceto em Pernambuco. Até o fim do ano, estima-se que mais 8.933 pessoas terão se formado.
A ação pretende formar cerca de 110 mil servidores até 2011. A demanda deve ser apresentada no Plano de Ações Articuladas (PAR) dos entes que desejam participar. A intenção é que cada estado tenha um centro responsável pela qualificação dos servidores.
Também foram incluídos no Profuncionário os centros federais de educação tecnológica (Cefets). A participação dessas instituições possibilitará ao Ministério da Educação ampliar a oferta de vagas e levar o programa a todos os estados e ao Distrito Federal.
O curso tem duração de 1.260 horas, a distância, com momentos presenciais. São quatro habilitações, as quais atendem à maioria das funções desempenhadas pelos servidores nas escolas — técnico em gestão escolar, em alimentação escolar, em infra-estrutura material e ambiental e em multimeios didáticos.
A primeira parte do curso, comum a todas as áreas, oferece uma formação ampla sobre história e teorias da educação, informática, produção textual, direito administrativo e do trabalho. Os módulos seguintes são diferenciados. O material oferecido aos técnicos em alimentação escolar, por exemplo, abrange conteúdos como teorias da nutrição, políticas de alimentação escolar e elaboração de cardápios escolares.O projeto-piloto, que deu início ao programa em 2005, atendeu 9.223 servidores, numa parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Universidade de Brasília .

Secretaria de Educação lança Profuncionário

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e em Sergipe está sendo implantado pela Seed em parceria com o MEC
A Secretaria de Estado da Educação lançou, na manhã desta quarta-feira, 27, a 1ª edição do Curso Técnico de Formação para os Profissionais da Educação (Profuncionário). A solenidade aconteceu no Teatro Tobias Barreto e contou com a presença de servidores da Educação de todo o Estado.
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou que o programa contribui para a melhoria da qualidade do ensino. "Não se iludam. Apesar da pequena dimensão geográfica, o Estado de Sergipe pode dar um grande exemplo de eficiência sobre como fazer a Educação", disse ele, explicando que o curso terá como conseqüências a qualificação e o comprometimento de todos que trabalham na rede estadual de ensino.
O Profuncionário é uma iniciativa do Governo Federal, e a implantação desse programa em Sergipe é realizada em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o CEFET de Pernambuco e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). A abertura do Profuncionário contou com a participação da coordenadora Geral de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), professora Helena Costa Lopes de Freitas. Durante o encontro, a coordenadora falou sobre a importância do programa para as redes de ensino do país. "Nós estamos buscando aprimorar cada vez mais esse programa e transformá-lo em política de Estado", disse.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos Estratégicos e coordenador estadual do programa Profuncionário/SE , Profº Jorge Costa Cruz Júnior , o curso terá a duração de 18 meses e será realizado em dois encontros mensais. Estão inscritos cerca de 1.300 participantes de todo o Estado de Sergipe, distribuídos nos nove pólos regionais. "Agora estamos tentando resgatar uma dívida histórica que temos com os servidores da Educação", ressaltando o compromisso do Governo Estadual com a qualificação dos profissionais.